A retração gengival é causada muitas vezes pelo traumatismo por escovação, pela presença de tártaro ou pelo trauma oclusal.

Trauma oclusal não quer dizer de quedas, mas sim de uma desordem na mastigação com restaurações altas ou dentes que estão tortos, causando forças excessivas na mordida de forma que não é balanceada num todo.

A sensibilidade ou exposição da raiz mesmo que seja pouca pode gerar estímulos de dor ou facilitar a progressão da cárie.

Cuidados

Técnicas de escovação - Faça uma (Limpeza) e (Raspagem) quando sentir o dente áspero. Aprenda técnicas que ajudem a evitar esse dano da retração.

Use aparelho para correções da mordida – O ajuste da mordida com aparelhos ortodônticos além de corrigir os dentes tortos, melhorando a estética, também evita dores de ATM, distúrbios de retração, acúmulo de cáries e tártaros.

Remoção de restaurações antigas e com infiltração – Remova as restaurações antigas por novas, faça recobrimento da área exposta se for pequena com restaurações ou então faça a cirurgia plástica na gengiva para trazer de volta o estado da gengiva normal.

Dr. Durval Capp Filho – Rua Carvalho de Mendonça n° 345 Tel. 3232-7840

Se não encontrou o que procura, escreva para nós.